Pontos turísticos do Comune di Rivello - Itália
 

Mosteiro de Santo Antônio


Brasão

É o mais importante. É um antigo mosteiro franciscano, construído em torno de 1500. A sua fachada é formada por dois arcos de estilo românico e no centro destes existe o brasão de armas de Rivello esculpido em pedra viva.


Portal do Mosteiro

 

Próximo da extremidade superior da fachada encontra-se um enorme relógio solar (fora de uso) com um quadrado de faiança verde. A enorme porta da igreja foi trabalhada à mão: é formada por 28 entalhes (cheios de adornos decorados) e em cada um existe uma margarida com folhas em relevo. Na porta existem dois leões em pedra que foram doados pelos Capuchinhos do Mosteiro de Lauria.

 


Relógio Solar


Côro

Na parte interior existe um belíssimo côro de estilo barroco, entalhado por Girolamo de Stigliano, talvez auxiliado por uma equipe de mestres entalhadores do vilarejo, sob encomenda de um Prior de Montalbano no século XVII . A riqueza do côro é representada por ornamentos que descrevem cenas características e personagens da época. A cena inicial demonstra a ordenação concedida ao Prior e a última do conjunto (no extremo direito) representa a distribuição do trabalho.

Muitas pinturas importantes enfeitavam as paredes do mosteiro e do refeitório, mas algumas foram destruídas quando o mosteiro foi transformado em escola secundária.


Última Ceia

Mas o grande afresco da Última Ceia (obra de 1534 conferida a Pietrafesa De Gregorio) tem permanecido em boas condições porque foi restaurado.

Na igreja de S. Antônio é também conservado um grande crucifixo de madrepérola do século XVIII.


Afrescos do Mosteiro

Os monges que viviam no Mosteiro deixaram em Rivello um sopro de cultura e instrução. Mas devido à saída dos monges, o mosteiro entrou em decadência. Atualmente transformou-se em um museu.


Chiostro do Mosteiro de S. Antonio

  Visite a segunda página: "Pontos turísticos do Comune di Rivello"

Inicio / Introdução / Origem do sobrenome / A família Pettinato / Origens na Itália / A história do Comune di Rivello / A vinda para o Brasil / A história de Alvinópolis / Michelangelo Pettinato e filhos / Maria Rosa Concetta Pettinato / Francesco Pettinato / Artigos e poesias da família Pettinato / O sobrenome Pettinato na Itália
Fotos / Sites recomendados / Dedicatória