Maria Rosa Concetta Pettinato
 

     Maria Rosa Concetta Pettinato nasceu no Comune di Rivello no dia 11 de fevereiro de 1876. Casou-se na Italia com Giovanni Battista Primola (conhecido no Brasil como "João Prímola") nascido em 18/05/1870 no Comune di Rivello. Era filho de Pasquale Primola e Giullia Enrico Primola. Giovanni Battista Primola tinha também a profissão de caldeireiro .

Do matrimônio entre Giovanni Battista Primola e Maria Rosa Concetta Pettinato nasceu na Itália Vincenza Primola (no Brasil ela foi registrada com o nome de “Vicentina Primola), no dia 05/10/1894 na residência que se localiza na Via Garibaldi. No mesmo ano veio para o Brasil Giovanni Battista Prímola, ficando na Itália sua esposa e filha.

Seu marido veio primeiro para o Brasil para se instalar, trabalhar e preparar-se para quando Maria Rosa chegasse juntamente com a filha.

Segundo o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro (RJ), em 16/08/1898 Maria Rosa Concetta Pettinato (com 22 anos de idade) veio para o Brasil, juntamente com sua filha Vincenza Primola (de apenas 3 anos e meio de idade). Embarcaram no Porto de Genova/Itália no vapor “Citta di Milano “ e desembarcaram no porto do Rio de Janeiro.  Sua viagem, segundo depoimentos de familiares, foi muito difícil, pois ela trazia consigo uma criança pequena e o navio demorava vários dias para se chegar ao Brasil.

Maria Rosa Concetta Pettinato e sua família residiam à Rua Melo Viana em Alvinópolis.

Segundo depoimentos de familiares, foi uma mãe exemplar. Muito rígida em seus princípios, criou juntamente com seu marido todos os filhos com muita dedicação e amor.  Ela era alta, magra e muito elegante. Após o falecimento de seu marido em 1940 se tornou a matriarca da família.

Do casamento de Giovanni Battista Primola com Maria Rosa Concetta Pettinato nasceram no Brasil os filhos: Nicolau Prímola, João Prímola Filho, Pascoal Prímola, Antônio Prímola, Carmela Prímola, Vicente Prímola, Joana Prímola, Rosa Prímola, Maria Prímola, Geraldina Prímola, Conceição Prímola e José Primola.  Os únicos filhos que se casaram foram : Nicolau Primola, Vincenza Primola (Vicentina Primola), Carmélia Primola, João Prímola Filho e Maria Prímola.

    

Em 1891 Giovanni Battista Primola (foto ao lado) quando residia na Itália, foi soldado do 62 Regimento de infantaria do exército italiano.

Ele era alfabetizado e foi um exemplar chefe de família. Além disso, foi um dinâmico industrial em funilaria e caldeiraria, profissão que desempenhou com grande eficiência e dinamismo, chegando a transmitir aos filhos idênticos conhecimentos profissionais. Foi um cidadão probo, cauteloso e dedicado ao lar e a sua profissão que exerceu com profundo conhecimento técnico.

Segundo descendentes, a história da família Primola radicada na cidade de Alvinópolis foi no ínício marcada por um grande sonho: os filhos de Giovanni Battista Primola desejavam imigrar e constituir nova família na Itália. Infelizmente Giovanni Battista Primola faleceu e o sonho de seus filhos nunca foi concretizado.

A filha que nasceu na Itália chamada Vincenza Primola casou-se com Justiniano Ferreira Guimarães e residiram na Fazenda Vista Alegre localizada na região da cidade de Alvinópolis. Vincenza Primola faleceu com 94 anos em 07/10/1988.

Maria Rosa Concetta Pettinato faleceu no dia 25/03/1957 e seu marido Giovanni Battista Prímola em 06/04/1940.   

    Veja o xérox do passaporte de Maria Rosa Concetta Pettinato


    Veja a certidão de desembarque de Maria Rosa Concetta Pettinato


    Veja o xérox do passaporte de Giovanni Battista Primola


    Veja o xérox do Alistamento Militar de Giovanni Battista Primola


    Veja o xérox do passaporte da certidão de nascimento de Vincenza Primola


    Veja alguns trabalhos da família Primola

 


Vincenza Primola (i.m.)


Vincenza Primola ( "Vicentina Primola")


 


Residência de Maria Rosa Concetta Pettinato e família em Alvinópolis/Brasil


Correspondência de Giovanni Baptista Primola

Conheça à seguir a breve biografia do outro irmão de Michelangelo e Maria Rosa
Veja a seguinte página: "Francesco Antonio Maria Pettinato"

 

Inicio / Introdução / Origem do sobrenome / A família Pettinato / Origens na Itália / A história do Comune di Rivello / A vinda para o Brasil / A história de Alvinópolis / Michelangelo Pettinato e filhos / Maria Rosa Concetta Pettinato / Francesco Pettinato / Artigos e poesias da família Pettinato / O sobrenome Pettinato na Itália
Fotos / Sites recomendados / Dedicatória