Filhos do Cap. Manoel Pereira da Silva

Antônio Pereira da Silva

       Nasceu em 09 de dezembro de 1903 na cidade de Alvinópolis (M.G.). Tinha o apelido de “Tóte Pereira”. Começou a trabalhar na Companhia Fabril Mascarenhas na cidade de Alvinópolis quando tinha 15 anos de idade.  Trabalhou nessa Companhia, no período de 1919 a 1929. Por volta de 1916, foi um dos fundadores do Clube “América Futebol Clube” que posteriormente teve a denominação de “Operário Futebol Clube”. Em 10 de Setembro de 1923 casou-se com 17 anos de idade com Maria José de Souza (ela com 27 anos de idade).

Veja a página: "Maria José de Souza"

Em 1929, Antônio Pereira da Silva juntamente com a esposa e dois filhos (Irineu Pereira da Silva e Conceição Pereira da Silva) mudou-se para o Estado do Espírito Santo próximo à fazenda de seu primo (sobrinho do Capitão Manoel Pereira da Silva) chamado Demétrio Martins Soares. A fazenda onde residiu, juntamente com a família, durante 19 anos se chamava “Desaforo” e se localizava perto da cidade de Conceição do Castelo (ES). Logo após este período, retornou para a cidade de Alvinópolis (MG) em dezembro de 1948.


Naquela época, ele possuía 44 anos de idade, se estabeleceu na cidade com comércio de secos e molhados (gêneros, armarinho, tecidos).

No período entre 1948-1970, Antônio Pereira da Silva possuiu a conhecida “Venda do seu Tóte”, no centro da cidade de Alvinópolis, localizado à avenida Padre José Marciano, no 400.

Também naquela época Antônio Pereira da Silva foi o Delegado de Polícia durante aproximadamente 14 anos na cidade. A Delegacia de Polícia da cidade de Alvinópolis era localizada na Praça Bias Fortes.

Antônio Pereira da Silva foi indicado à época para Delegado de Polícia pela linha do PSD. O PSD era aliado da ditadura do Presidente da República, Sr. Getúlio Dornelles Vargas. O partido foi extinto com a revolução de 1964.

A partir de 1970, Antônio Pereira da Silva estava viúvo e mudou-se para a cidade de Rio Piracicaba (MG) aonde casou-se em 2a núpcias com Maria Catarina da Silva onde tiveram filhos.


Antônio Pereira da Silva faleceu no dia 28 de novembro de 1981 na cidade de Rio Piracicaba (MG). Teve em 1a núpcias os filhos: Maria Maurília, Irineu, Conceição, Antônio, Argentina e José

         SALMO 150         

Louvai ao Senhor. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder. Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza. Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o salterio e a harpa. Louvai-o com o adufe e a flauta; louvai-o com instrumento de cordas e com órgãos. Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes. Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor.


Volte para a "Página Principal"
ou

Volte para a página "Turismo de Alvinópolis"  

Inicio /Família Pereira da Silva / Heráldica sobrenome Pereira / Heráldica sobrenome Silva / Sociedade Musical Santo Antônio / Alvinópolis