Família Gomes Lima da cidade de São Domingos do Prata (MG)
 


 Domingos Gomes da Silva Lima




Nasceu no ano de 1873. Era mais conhecido popularmente por “Professor Guim”.

Casou-se em 1891, aos 18 anos de idade, com Maria Eulália da Silva Lana, filha do Capitão Joaquim Teófilo da Silva Perdigão e Leopoldina Carolina da Silva Lana.

 


Maria Eulália da Silva Lana (i.m.)
 

Veja a página: "Maria Eulália da Silva Lana"

Domingos Gomes da Silva Lima residiu durante muitos anos na “Fazenda João Antônio”, localizada entre as cidades de São Domingos do Prata (M.G.) e Vargem Linda (M.G.). Na mesma fazenda também residiu a família do Capitão Joaquim Teófilo da Silva Perdigão.

Veja abaixo uma foto com integrantes da família Gomes Lima e família Perdigão na “Fazenda João Antônio”.






À esquerda, Família Gomes Lima com Domingos Gomes da Silva Lima (i.m.) e esposa, D. Maria Eulália da Silva Lana (i.m.). No centro, Família Perdigão com o Cap. Joaquim Teófilo da Silva Perdigão (i.m.) e esposa, D. Leopoldina Carolina da Silva Lana (i.m.) e à direita os filhos José Satyro da Silva Perdigão (i.m.)e Guilhermina Lana Perdigão (i.m.).

 

No dia 03 de março de 1902 foi instalada na cidade de São Domingos do Prata (M.G.), a primeira Escola Normal, com 30 alunos. Dos trinta alunos iniciantes, somente 17 completaram o curso e dentre eles estava Domingos Gomes da Silva Lima com 29 anos de idade. No dia 12 de março de 1905 os alunos foram recebidos pela Câmara Municipal da cidade de São Domingos do Prata, em sessão solene de homenagem.

Domingos Gomes da Silva Lima realizou seus estudos secundários no Colégio do Santuário do Caraça (M.G.).

A partir daí, começou a lecionar. Foi professor primário em Santo Antônio de Vargem Alegre (hoje Vargem Linda) e professor secundário em São Domingos do Prata (M.G.).

Em São Domingos do Prata (M.G.) lecionou no “Externato São Domingos”, fundado em 01 de janeiro de 1915.

Também lecionou na cidade de Alvinópolis (M.G.), tendo como um de seus alunos o Sr. Ernesto de Souza, fundador do jornal “O Progresso” daquela cidade.

Residiu nas cidades de Santa Maria do Itabira (M.G.), Alvinópolis (M.G.), São Domingos do Prata (M.G.) e Vargem Linda (M.G.).

Na cidade de São Domingos do Prata (M.G.) no Bairro de Mumbaça, distrito de Ilhéus, existe uma escola que em sua homenagem, possui o seu nome.

Domingos Gomes da Silva Lima faleceu em maio de 1927 com 54 anos de idade na cidade de Vargem Linda (M.G.). A sua esposa, Maria Eulália da Silva Lana, faleceu em 07/09/1957.

 

  Visite a página "Filhos de Domingos Gomes da Silva Lima"
 

Inicio / Família Gomes Lima / Heráldica do sobrenome Lima / História de São Domingos do Prata / Domingos Gomes da Silva Lima / Filhos de Domingos Gomes da S. Lima / Orlando Lima / Família Pettinato: Luís Pettinato Vieira