Origens na Itália 

Basilicata

        Michelangelo Pettinato, veio da região chamada Basilicata . Localizada ao sul da Itália, possui como capital o Comune di Potenza, uma população de 617.265 habitantes (1986/87). O nome “Basilicata”, acredita-se derivar daquele imperador da bizantina chamado Basílio II. Os romanos referiam a área como “Lucânia”: este nome foi revivido pelos fascistas em 1932 (por decreto do ditador Benito Mussolini de dezembro de 1938 passou a chamar “Lucânia”). Mas, sob a nova república que emergiu em seguida da Segunda Guerra, a região novamente tornou-se Basilicata. 

        Antiga região montanhosa no fundo da “bota” italiana com uma superfície de 9.992 km2, abrange as províncias de Potenza e Matera, com mais de 90% da área separando a Apulia (Puglia) e Calábria.


Monte Sirino  


Monte do Vulture

        É montanhosa, tendo início dos montes pré-Apeninos. É agricolamente pobre, exceto na planície costeira irrigada. O cenário é dominado por uma beleza selvagem e colinas brancas ressequidas pelo sol.

        Na costa tirrena encontramos algumas praias esplêndidas como Maratea (Maratea se encontra aproximadamente a 200 km do Comune di Rivello, onde Michelangelo nasceu). Maratea é uma das mais refinadas praias do Tirreno : graciosa e antiga localizando-se em um dos trechos mais sugestivos do Golfo de Policastro.


Uma das praias de Maratea

 


Costa de Maratea

 

        No Comune di Matera, a maior parte da população costumava morar com rebanhos e tudo nos “sassi” (pequenas cavernas aglomeradas como favos). Hoje, os “sassi” estão praticamente vazios e uma cidade nova e radiante surgiu acima e ao redor deles. A nova prosperidade deve-se em parte ao dinheiro enviado pelos emigrantes que trabalham ao norte, mas além disso o governo realizou investimentos na região, instalando algumas indústrias. Atualmente o comércio do Comune di Matera é bem abastecido e a pobreza e o isolamento locais tornaram-se menos intensos: a irrigação tornou a terra mais produtiva e indústrias estatais criaram alguns novos empregos.


"Sassi" de Matera

        O transporte público na Basilicata é uma combinação de linhas férreas através dos vales e serviço de ônibus para as vilas da montanha.


Campo lucano

        A Basilicata produz dois vinhos controlados pelo governo - DOC: Anglianico del Taburno e Anglianico del Vulture. Estes vinhos servem também como base para o moscatel local (moscati).


Calanchi

        A cozinha regional é básica, simples, utilizando da produção local, especialmente vegetais, carneiro, tripas e enguias. A cozinha desta região procura sobrepor o estilo das suas vizinhas regiões Puglia e Calábria.

  À seguir a segunda parte desta página.
Visite a página: A Basilicata na atualidade

Inicio / Introdução / Origem do sobrenome / A família Pettinato / Origens na Itália / A história do Comune di Rivello / A vinda para o Brasil / A história de Alvinópolis / Michelangelo Pettinato e filhos / Maria Rosa Concetta Pettinato / Francesco Pettinato / Artigos e poesias da família Pettinato / O sobrenome Pettinato na Itália
Fotos / Sites recomendados / Dedicatória