A Família Pettinato

Os imigrantes italianos da família Pettinato relatados neste site, quando vieram para o Brasil foram registrados no cartório com o sobrenome “Pettinati” ou "Pettinate". Mas na Itália, a grafia correta destes imigrantes é “Pettinato”, como será demonstrado a seguir neste trabalho genealógico. E por motivo de se conseguir a cidadania italiana aqui no Brasil, o sobrenome “Pettinati” foi judicialmente retificado (conforme os registros italianos) para o sobrenome “Pettinato” em apenas uma parte da família. A maioria dos descendentes da família no Brasil possuem o sobrenome "Pettinati” ou também “Pettinate”. Neste site utiliza-se apenas o sobrenome “Pettinato” quando se refere a família Pettinato, uma vez que a seguir, através da documentação demonstrada, comprova-se a correta grafia. A título de observação, neste site serão preservados os sobrenomes dos descendentes que foram registrados como “Pettinati” ou “Pettinate”.

O sobrenome “Pettinato” foi trazido para o Brasil através de alguns imigrantes. Um dos imigrantes era Michelangelo Pettinato, que terá maior ênfase na abordagem deste trabalho genealógico.

Michelangelo Pettinato era conhecido aqui como “Miguel Pettinati” (apenas a título de observação, ele foi bisavô materno de Marco Tulio Pettinato Pereira, autor desta pesquisa). Ele foi um imigrante italiano vindo para o Brasil no final do séc. XIX e casou-se com a brasileira chamada Maria Petrina Vieira. Consultando-se a certidão de casamento dele, observa-se que nasceu no Comune di Rivello na Itália e casou-se em Alvinópolis (MG) no Brasil em 9 de julho de 1907, com 23 anos de idade. Além disso, era filho de Giuseppe Pettinato e Rossi Carmina, tendo como profissão a de caldeireiro.


Maria Petrina Vieira (i.m.) e Michelangelo Pettinato (i. m.)
 

    Veja a certidão de casamento de Michelangelo Pettinato

Michelangelo Pettinato nasceu no dia 14 de agosto de 1883 às 11:00 hs. da manhã, na Rua Santa Maria dei Fiori, número 17, conforme o extrato expedido pelo Comune di Rivello.


Antiga residência da família Pettinato italiana
 

    Veja o extrato de Michelangelo Pettinato

Conseguiu-se a certidão de nascimento e casamento do pai de Michelangelo Pettinato (Giuseppe Pettinato) . Observa-se no atestado abaixo, que Giuseppe Pettinato nasceu no dia 11 de abril de 1855, no Comune di Rivello, tendo os pais: Michelangelo e Maria Rosa Canonico.


Giuseppe Pettinato (i.m.) e Carmina Rossi (i.m.)
 

    Veja o atestado de nascimento de Giuseppe Pettinato

Segundo um parente na Itália, Giuseppe Pettinato durante alguns anos foi para a Espanha trabalhar e depois retornou para o Comune di Rivello. Lá ele abriu um negócio próprio onde possuía de 6 a 8 operários, sendo que os empregados tinham aprendido o ofício com ele. Mas Giuseppe Pettinato também imigrou para o Brasil residindo durante um tempo na cidade de Bananal (SP.), mas retornou depois a sua terra natal.

Giuseppe Pettinato casou-se com 20 anos de idade no Comune di Rivello, no dia 23 de fevereiro de 1875 com Rossi Carmina (ela com 18 anos). Ele tinha como profissão a de “ramaio ”, que significa “caldeireiro”. É importante observar que o filho dele (Michelangelo Pettinato) possuia a mesma profissão que o pai.

A esposa de Giuseppe Pettinato (Rossi Carmina) tinha como profissão a de “filatrice”, que significa “fiandeira”.

    Veja a certidão de casamento de Giuseppe Pettinato

Veja à seguir a certidão de nascimento (certificato di nascita) emitida pelo Comune di Rivello de Michelangelo Pettinato que imigrou para o interior de Minas Gerais.

    Certidão de nascimento de Michelangelo Pettinato

Ele veio para o Brasil no final do século XIX. Radicaram-se definitivamente no Brasil também dois irmãos da Família Pettinato: Francesco Antonio Maria Pettinato e Maria Rosa Concetta Pettinato. Veja as certidões de nascimento deles abaixo. .

Francesco Antonio Maria Pettinato nasceu no Comune di Rivello no dia 09 de agosto de 1898. Ele veio para o Brasil depois de seus irmãos, se radicando na cidade de Resende (R.J.), como será relatado oportunamente neste site.


Francesco Antonio Maria Pettinato (i.m.)
 

    Veja a certidão de nascimento de Francesco Antonio Maria Pettinato

Maria Rosa Concetta Pettinato nasceu no Comune di Rivello no dia 11 de fevereiro de 1876. Ela veio para o Brasil juntamente com uma filha, como será relatado posteriormente.


Maria Rosa Concetta Pettinato (i.m.)
 

    Veja a certidão de nascimento de Maria Rosa Concetta Pettinato

Ficou na Itália uma irmã chamada Giuseppina Maria Cipriana Pettinato.

Giuseppina Maria Cipriana Pettinato nasceu no Comune di Rivello no dia 22 de maio de 1897.

Na foto acima, Giuseppina Maria Cipriana Pettinato (i.m.) à esquerda e ao lado sua família
 

    Veja a certidão de nascimento de Giuseppina Maria Cipriana Pettinato

Giuseppina Maria Cipriana Pettinato casou-se com Nicola Ferrazzano e tiveram os filhos:

 



Carmine Ferrazzano, Giuseppe Ferrazzano e Alberto Ferrazzano.

Carmine Ferrazzano

    Veja alguns cartões-postais enviados para o Brasil da família Pettinato


A seguir, conheça um pouco sobre a Itália, ou melhor, sobre a região do sul da Itália chamada Basilicata (onde se encontra o Comune di Rivello) que é responsável pela origem da família Pettinato do Brasil abordada neste site.


Visite a página "Origens na Itália - Basilicata"

Inicio / Introdução / Origem do sobrenome / A família Pettinato / Origens na Itália / A história do Comune di Rivello / A vinda para o Brasil / A história de Alvinópolis / Michelangelo Pettinato e filhos / Maria Rosa Concetta Pettinato / Francesco Pettinato / Artigos e poesias da família Pettinato / O sobrenome Pettinato na Itália
Fotos / Sites recomendados / Dedicatória